top of page

Introdução

Esse Manual do Usuário tem por objetivo fornecer as informações necessárias sobre as principais características do blindado LEANDRINI.

 

Sugerimos que este Manual seja lido com atenção.

 

No caso de dúvidas, não hesite em nos contatar.

bmw.png
images.jpeg
leandrini preto_edited.jpg

Manual de Blindagem

leandrini (1)_edited.jpg

Prezado cliente, 

Agradecemos pela confiança ao deixar o seu veículo em nossas mãos. Na LEANDRINI, todo o processo de blindagem - desde a idealização até a montagem final - foi pensando a partir do que há de melhor, priorizando o seu conforto e segurança. Desde 1983 estamos conectados aos nossos clientes, o que nos possibilitou acumular conhecimento e experiência corroborando para que nossos serviços sejam sempre de altíssima qualidade. Assim, o compromisso de não apenas atender, mas superar suas expectativas, é nossa maior motivação. Honrando, portanto, esta grande oportunidade, garantimos que dirigir seu novo blindado LEANDRINI será uma experiência única, garantindo segurança para você e para sua família. Desfrute desse momento e, sempre que precisar, conte conosco para ajudá-lo.

Grupo

D_NQ_NP_708856-MLA77565173532_072024-O_edited.jpg
IMG_9762.JPG

Regiões de Proteção

Sistema de Blindagem

Na Leandrini, a excelência no acabamento é um dos nossos maiores diferenciais.

Cada veículo é blindado com extrema atenção aos detalhes, por artesãos altamente qualificados, que tratam cada projeto como uma obra única. Nosso padrão de montagem garante que tudo seja mantido exatamente como o original — sem cortes mal feitos, sem ruídos e com o acabamento mais limpo e preciso do mercado.

É esse cuidado artesanal, aliado a mais de 40 anos de experiência no setor automotivo, que faz da Leandrini referência em blindagem de alto padrão.

Blindagem com segurança, leveza e perfeição nos detalhes — esse é o nosso compromisso com você.

Outros aspectos que mostram a superioridade do produto LEANDRINI em relação aos demais do mercado:

  • Os blindados são produzidos de forma igual para os mesmos modelos;

  • Conceito de proteção, montagem e acabamento iguais;

  • Ajustes nas flanges dos vidros fixos, quando necessários, são envoltos por pintura base para recompor a camada de proteção da carroceria do veículo;

  • Sistema de impermeabilização dos contornos de manta e barras de proteção das portas;

  • Sobreposição orientada para prevenir o desvio de projétil para a região dos ocupantes;

  • Análise de proteção para disparos perpendiculares e em ângulos inclinados;

  • Aplicação de aço nas regiões de bordas e interfaces vidro portas, vidro carroceria, fechaduras, lanternas, entradas de ar e contornos de portas;

  • Vidros laminados com policarbonato, que oferecem maior desempenho balístico, construídos sob encomenda para a LEANDRINI;

  • Sistema inovador para o acionamento dos vidros que aumenta a vida útil da máquina original.

Manutenção da Blindagem

Muitas das características de conservação da blindagem estão associadas ao uso do veículo.
Não pretendemos limitar o proprietário no uso do seu veículo, mas sim orientá-lo para que o seu carro mantenha as propriedades estéticas pelo maior período possível.

Nesse contexto, o primeiro, e mais importante, vilão do blindado é o calor (não necessariamente a luz solar). Os ciclos de calor e frio, associados à umidade, degradam tanto o vidro quanto a manta de aramida. No vidro aparecem as tais “bolhas” da delaminação. Na aramida acontece o mesmo, mas não de forma visível, configurando um grave problema de segurança.

IMG_9768.JPG

Delaminação

A delaminação é o resultado da separação entre camadas do material balístico.


No caso do vidro, a delaminação acontece na maioria das vezes entre o policarbonato e o vidro, no filme de PU (poliuretano). Pequenos pontos no entorno do vidro não afetam significativamente seu desempenho. O maior problema nesse caso é estético ou ótico (quando a delaminação afeta a visão do condutor).

Nosso departamento de engenharia estudou, junto aos fornecedores dos vidros, os aspectos técnicos que envolvem a recuperação do vidro blindado. Foi unânime que esse recurso, de ordem mais econômica, não garante as propriedades do vidro blindado quando novo.

No que se refere ao painel balístico de aramida, nossa opção foi pelo construído em matriz de borracha vulcanizada, que garante em todas as camadas da manta a impermeabilidade e a resistência ao UV para as fibras da aramida. Essa montagem, apesar de mais sofisticada, mantém seu desempenho sob as condições climáticas de temperatura e umidade, principalmente no Brasil, mesmo no decorrer dos anos.

WhatsApp Image 2025-06-04 at 16.16.58.jpeg

Vidros

Os vidros originais foram substituídos por novos vidros blindados da marca AGP. Com uma história que remonta há quase um século, o Grupo AGP teve início quando a família Mannheim fundou sua primeira vidraçaria em Berlim, na Alemanha. Desde então, a combinação entre visão de futuro e espírito inovador permitiu à empresa evoluir e consolidar-se como um dos principais fabricantes globais de vidros especiais. Atualmente, o AGP Group é referência mundial em design, tecnologia de vidros de alta performance e soluções avançadas para a indústria automotiva e defesa militar.

Os vidros blindados têm uma aba mais fina ao seu redor que é utilizada para permitir a montagem dele na posição dos vidros originais. Essas abas, no caso dos vidros móveis das portas dianteiras, são utilizadas para permitir a movimentação nas canaletas originais. Há um risco enorme de quebra dessas abas se a porta do veículo for batida com o vidro abaixado. Essa quebra irá acontecer no canto superior do vidro.

Esse tipo de ocorrência é frequente e explica-se pelo fato de o vidro ser mais pesado que o comum. Logo, quando abaixado, o único canto que apoia o vidro é o superior, fazendo com que este ponto específico seja forçado na batida da porta, resultando em sua quebra. Assim, cuidado ao deixar o veículo nas mãos de pessoas que não conhecem essa dinâmica.

A garantia não cobre essa situação.

De maneira geral:

 

  • Nunca raspe e/ou utilize abrasivos na superfície interna dos vidros;

  • Nunca aplique solventes ou produtos químicos para limpar os vidros;

  • Evite colar adesivos ou ventosas na parte interna do vidro, pois podem marcar o policarbonato;

  • O uso de películas solares acumula calor sobre a camada do policarbonato, colaborando para o efeito da delaminação, portanto, não é recomendado;

  • Não atrite sujeira ou poeira com um pano, pois poderá riscar a superfície interna dos vidros;

  • Não bata a porta com os vidros abaixados, pois isso pode trincá-los;

  • Mantenha sempre os vidros das portas fechados, pois, no momento de uma eventual abordagem, pode não haver tempo de fechá-los;

  • Evite choque térmico nos vidros. 

Suspensão, Pneus e Freios

Os componentes do sistema de suspensão e freio são mantidos originais.

 

É de extrema importância que os pneus, pastilhas, amortecedores e demais itens de desgaste do veículo sejam verificados com frequência. Mantenha as revisões em dia conforme recomendação da montadora. Quanto à carga dos pneus, recomendamos a utilizar a pressão especificada pela montadora.

suspensao-automotiva.jpg
IMG_6500_edited.jpg

Portas e tampa traseira

Os principais cuidados com as portas e tampa devem ser tomados na abertura e no fechamento. Não se deve abrir ou fechar as portas bruscamente. Não deixe que o limitador da porta seja forçado, pois o peso adicional poderá danificá-lo, o que não é coberto pela garantia.

 

Em relação à tampa traseira elétrica, o sistema de acionamento elétrico da tampa traseira pode, em determinadas condições, demandar intervenção manual para auxiliar sua operação. Fatores como variações extremas de temperatura (frio intenso ou calor excessivo) ou a permanência do veículo em rampas com inclinação acentuada podem comprometer momentaneamente o desempenho do mecanismo automatizado, devido às alterações nas condições de carga, resistência mecânica ou resposta dos atuadores. Trata-se de uma condição normal de operação, não configurando falha do sistema.

IMPORTANTE:

 

  • Cuidado ao abrir a porta de seu veículo em ruas inclinadas ou íngremes, pois o peso adicional da porta poderá promover sua inesperada e brusca movimentação, resultando em sérias injúrias caso atinja uma pessoa;

  • Os “amortecedores” da tampa traseira dos veículos do tipo “perua” são substituídos para suportar o peso adicional da blindagem. Os amortecedores com acionamento elétrico da tampa traseira dos veículos tipo SW ou SUV podem necessitar de ajuda manual para abrir ou fechar, dependendo da inclinação da via onde o veículo se encontra.

bottom of page